12 fevereiro 2011

Realidade aumentada um futuro que já chegou

Realidade aumentada ou RA já virou febre na internet! Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite que o mundo virtual interaja com o mundo real, assim como é ilustrados no filmes Matrix e Exterminador do Futuro. Lógico, a tecnologia presente nos dias de hoje não esta assim tão avançada, mas já é alguma coisa.
Para quem ainda não sabe, Realidade Aumentada nada mais é do que uma “TAG”, uma espécie de etiqueta, que quando colocada em frente a um dispositivo que capture imagens, e processado por um determinado software, gera uma imagem diferente da que esta impressa na TAG.

Veja um exemplo:


Isto é uma TAG:



Quando colocada na frente de um câmera e processada pelo programa, irá gerar esta imagem:



Isto é o Realidade Aumentada!


A idéia surgiu com um problema nos códigos de barras, eles já estavam ultrapassados e não poderiam armazenar um grande numero de dados! Por isso, foram criados os códigos 2D, que permitiam o armazenamento de muito mais informação do que os códigos de barras!

Para que exista o RA, é necessário que se siga alguns passos:


1. Coloca-se o objeto real em frente à câmera, para que ela capte a imagem e transmita ao equipamento que fará a interpretação.
2. A câmera “enxerga” o objeto e manda as imagens, em tempo real, para o software que gerará o objeto virtual.
3. O software já estará programado para retornar determinado objeto virtual, dependendo do objeto real que for mostrado à câmera.
4. A televisão exibe o objeto virtual em sobreposição ao real, como se ambos fossem uma coisa só.


Você pode testar esta tecnologia Clicando Aqui! Basta imprimir a TAG e seguir os passos mostrados no site!

0 comentários:

Postar um comentário