09 janeiro 2012

Yes we can !

Aqui vai o discurso de formatura para que vocês leiam! O inicio está diferente pq o que eu tive que ler lá a Márcia modificou o inicio.

Boa noite a todos aqui presentes, amigos, colegas, mestres e familiares. Tenho a honra de estar aqui hoje, para falar um pouco sobre esses três anos de eletrônica. Nunca fui um bom orador, mas para falar sobre os três anos mais emocionantes da minha vida, aceito o desafio.
                Creio que nestes três anos todos nós tivemos muitos altos e baixos, iniciamos com uma turma de aproximadamente 20 alunos em uma sala, durante o curso essa turma foi sendo reduzida e turmas foram sendo unidas, e novas amizades e laços foram se formando.
                Sem duvida todos nós passamos algumas noites em claro trabalhando em cima de projetos e circuitos, certamente mais noites do que gostaríamos, mas afinal que graça teria a vida se tudo fosse fácil e rápido. E com a eletrônica não é diferente, qual seria a graça se todos os circuitos de eletrônica digital funcionassem, se todas as placas fossem perfeitas de primeira ou se todas as instruções programadas fossem simples?
                Então depois de passar noites em claro, finais de semana trabalhando e manhãs rezando para que tudo funcionasse perfeitamente, não havia prazer maior em ver um circuito de três protoboards funcionar e poder dizer “ta vendo? Fui eu que fiz!”. Isso certamente renova as nossas forças e nos deixa pronto pra mais noites dormindo apenas 3 horas. Mas afinal a vida de técnico é essa, dormir é para fracos.
                É como uma grande professora, na verdade uma mestra, me disse uma vez: “o que tu faz da meia noite às seis da manhã?”.
                Então pode parecer até que o curso seja difícil e complicado, na verdade é mesmo, mas ele nos prepara para o mundo real, para enfrentar os obstáculos que nos esperam lá fora. Este curso ensina bem mais que eletrônica, ensina que se você realmente quer uma coisa, lute! Corra atrás se esforce, não desista e se mesmo assim você não conseguir o que quer, então coloque um capacitor em paralelo com a fonte, isso resolve tudo.
                Pois bem durante todo o curso fizemos amizades e aprendemos a trabalhar em grupo e a superar dificuldades. Algumas vezes até pensamos em desistir e quem sabe virar um hippie, mas a nossa perseverança sempre superou o desgosto dos fracassos, e hoje estamos aqui nos formando. Porque o importante não é vencer todos os dias, mas nunca desistir de lutar. E hoje podemos dizer que vencemos uma guerra, que matamos um leão por dia e que no final vimos que nem foi tão difícil assim. E agora quando alguém perguntar quem nós somos poderemos dizer com orgulho: “Somos técnicos em eletrônica”. E agora depois de tudo posso somente agradecer a todos os professores, mestres, colegas e amigos por esses três anos. E agradecer também a Tropa de Elite que esteve comigo durante todo o curso, posso dizer que agora somos eletrônicos e nada poderá nos deter!
Muito obrigado a todos e tenham uma boa noite!

0 comentários:

Postar um comentário